sexta-feira, 6 de abril de 2012

A SAGA do NES - Parte 3: Dynavision

O Dynavision merece destaque, pois além de ter várias encarnações ao longo dos anos, continuou no mercado entre 1989 e 2011, quando a Dynacom encerrou suas atividades.


Dynavision II




Empresa: Dynacom – Ano de Lançamento: 1989 – Padrão: 60 pinos (japonês)

O Dynavision II (o I era um clone do Atari) tinha os controles em estilo manche, são complicados de manusear, em que o botão B fica em baixo e o botão A ficava no alto do manche. O console tinha 5 botões: On, Off, Reset, Start e Select, esses dois últimos sendo clara herança dos modelos de Atari e Master System (lançado no mesmo ano no Brasil pela TecToy). Não era muito "jogável".

Dynavision 3




Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 1991 – Padrão: Dual


A Dynacom resolveu o problema dos controles, agora possuindo Start e Select, e ajuste de botão turbo, na parte inferior do controle. Também passou a aceitar os dois tipos de cartuchos, acompanhava a Turbo Flash Gun (versão Dynacom da Zapper) e tinha ajuste de volume no console (que não funcionava). Note que havia entrada para fone de ouvidos no controle (que também não funcionava)!

Dynavision 3 Radical

Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 1993 – Padrão: Dual

Nenhuma diferença em relação ao anterior


Dynavision 3 Action

Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 1994 – Padrão: Dual

Pouca diferença em relação ao anterior: Apenas desapareceu o botão de volume do console (mas não a entrada de fones dos controles). Aqui a Dynacom desenvolveu seu primeiro controle com D-Pad, que é reconhecido como o melhor controle de famiclone. Este controle, além dos botões turbo, tinha os botões AB e AB Turbo e um sistema de Slow, acionado na parte traseira do controle. Esse é o famiclone que tenho até hoje, embora na caixa dissesse Dynavision 3 Radical...


Handyvision




Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 1993 – Padrão: 72 pinos (americano)

Este era semi-portátil, pois dependia de uma TV para funcionar, copiando a tecnologia do Master System Super Compact ou do Geniecom. Ele funcionava sem fios, através do adaptador RF instalado atrás da TV com uma antena. Mesmo sendo pequeno, ele tinha suporte a outro controle ou pistola, e dava inclusive para jogar os cartuchos com 60 pinos, através de um adaptador.



Magic Computer PC 95 e PC Game



Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 1995 e 2008 (respectivamente) Padrão: 60 pinos (japonês)

O Magic Computer foi um híbrido de Famicom e “computador pessoal”: além de vir com controle e pistola, ele também possuía um teclado (na verdade, o console era o teclado) e o cartucho vinha com vários programas educativos. Apesar de se vender como um computador, não passava de um Famicom com outra carcaça. Em 2008 ele foi atualizado, passando a se chamar PC Game. A maior novidade é que, além de o console ser algo como um gabinete de PC, ele agora possui um mouse. Outra curiosidade: os engenheiros do MIT estão usando a tecnologia do Famicom (que é abandonware) para criar  computadores de 12 US$ para os países subdesenvolvidos, o que a Dynacom já fazia desde 1995...



Dynavision 4, Dynavision, Radical e Dynavion Xtreme



Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 1995 – Padrão: Dual

Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 2000 – Padrão: 60 pinos (japonês)
Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 2005 – Padrão: 60 pinos (japonês)

O Dynavision 4 é uma versão mais compacta do Dynavision 3, vinha com os controles D-Dap e a Turbo Flash Gun. Foi a última versão a aceitar os dois modelos de cartuchos, além de única a possuir um botão de Eject. A versão Radical e Xtreme apenas copiam e atualizam o design do Dynavision 4, com novos modelos de controllers e permitindo apenas cartucho de 60 pinos. Curiosidade: a versão Xtreme foi conhecida por ser "quase igual a um Playstation 2", como dizia o Yudi.


Wi-vision, Dynavision Black e Dynavision White

Wivision
 

Dynavision Black

Dynavision White

Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 2007 e 2008 (respectivamente) Padrão: 60 pinos (japonês)

Clone baseado no Nintendo Wii, tanto no nome quanto no formato. Os controles são sem fio. O Wi-vision foi o último a vir com a Turbo Flash Gun (embora se chame "Mira laser") Em 2008 ele foi relançado como Dynavision, mas em duas versões, Black e White acompanhando uma nova Mira laser. Ambos possuem jogos na memória.

Dynavision Cybergame


Empresa: Dynacom – Ano de lançamento: 2010 Padrão: Nenhum (emulador)

Esse foi o último lançamento da Dynacom, antes do encerramento das atividades. Este console é na verdade um tocador de mídias: vídeos, música... e roms. Como ele suporta (na verdade seu melhor emulador) o NES, considerei como o último suspiro da SAGA do NES. Seus controles são horríveis! Pode ser adicionado roms com um cartão SD.

12 comentários:

  1. Excelente artigo! Deu grande saudade do meu 1º videogame, o Dynavision II, e também do emprestado Dynavision III que usei para poder gravar minha "zerada" (o III possuías saídas de áudio/vídeo, diferentemente do II) do Rockman 2 em VHS (infelizmente perdida), entre 1991 e 1992.

    Curiosidade: eu não conhecia o Dynavision Cybergame, mas percebi que seu controle é quase igual a um controle de PC (http://t.co/VfZzEcpJ) que comprei recentemente para tentar bater meu próprio e bidecadário recorde no TwinBee (2.498.400 pts.), cuja atividade venho relatando no Twitter (http://twitter.com/AlanHomobono). Tal controle também é horrível (botões duros), mas pelo menos é melhor que o teclado do meu notebook que, entre outras coisas, não possui botão turbo.

    Abraço, e valeu pelas informações e recordações. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um Dynavision Xtreme com controles Cartuchos pistola e cabos mas ele nao funciona mais :( será que tem como eu consertar ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora para responder, o Blogger não está me comunicando sobre as postagens. Sim, podes consertar, mas não tenho como te dizer qual é o problema sem antes verificar o console. Posso dar algumas dicas:

      1 - puxe os conectores do console utilizando uma agulha ou uma chave de fendas fina, aqueles dourados em que se coloca o cartucho. Assim facilita o contato entre o cartucho e o "leitor".
      2 - Limpe os conectores do console e do cartucho usando WD 40 ou spray limpa contatos. Em último caso pode usar álcool isopropílico, mas jamais álcool comum (que é diluído entre 8% e 56%), que pode causar ferrugem.

      Se não funcionar, me contate novamente.

      Abraço

      Excluir
  3. dinavision quase igual a um ps2 rsrsrsrs eu morria de ódio ao ouvir isso!

    ResponderExcluir
  4. ah cara o dinavision era melhor que seu ps2 <3 heauehauehauehua é de gratis sem 200 paus na sua vida. nem ter que pagar pra desbloquear...

    ResponderExcluir
  5. onde consigo comprar um daynavision com dois controles pistolas com 106 jogos alguem poderia dar informação

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um dynavision 3, o meu funciona o ajuste de controle de volume, e também o fone quando conectado no joystick libera o som. Vale lembrar que tive o mesmo modelo de dynavision 3 em 1993, e funcionanava tudo tranquilo.

    ResponderExcluir
  7. Tive um Dynavision 3 quando criança... e recentemente comprei outro... ambos funcionam o volume no console e a entrada de fone no joystick.

    ResponderExcluir
  8. Só uma observação.....o controle de volume do dyna 3 funcionava perfeitamente e os fones nos joysticks também....e são muito bons inclusive....ótimos aliás....deixava os jogos muito melhores e a concentração neles também.

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe ser dynavison funciona com outros tipo de controle paralelos

    ResponderExcluir
  10. Não funciona Myke, sei disso porque em 1996 tentei ligar um no Dynavision III Radical e nada.

    ResponderExcluir
  11. Fantástico, ótimo artigo, mt nostalgia.

    ResponderExcluir