sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Primeira Página: Top Gun, Sky Destroyer e Tiger Heli


Iniciando a série de postagens de reviews dos jogos do catálogo da CCE, começamos pela primeira página, com três jogos "de navinha".: Top Gun, Sky Destroyer e Tiger-Heli. Como se sabe, a CCE não tinha autorização para a publicação dos jogos e lançou-os totalmente na clandestinidade - para não dizer que são jogos piratas. (É bastante curioso encontrar estes jogos à vendo no Mercado Livre e as pessoas se referirem a eles como "originais"...)

Tela de Abertura
Começando pela ordem do catálogo, Top Gun foi considerado um jogo incrível para a época: lançado em 1987, vendeu milhões de cartuchos e, por incrível que pareça, era baseado em um filme homônimo - embora o jogo tenha pouco a ver com o filme e com Tom Cruise.

No jogo se controla um F-14 e, antes de cada missão tem-se a opção de escolher o tipo de mísseis utilizados. O jogo tem uma lógica básica neste ponto: quanto mais forte o tipo de míssil, menor a quantidade carregada. A falha consiste em: não importa a força do míssil, qualquer alvo cai com apenas um acerto. Então, por que alguém carregaria apenas 10 mísseis se pode carregar até 40??
Misseis

As cutscenes do jogo são bem simples, quase estáticas, lembrando que estava nos primeiros anos de vida do NES. Existe a cena da decolagem e a da queda - não há razão para se referir a cena de pouso, já que nunca consegui pousar o avião - nem conheço ninguém que já o tenha feito. 

O problema do pouso é considerado clássico entre os gamers e retrogamers. O jogo realmente confunde o jogador com instruções como "up, down, left e right" que nem sempre fazem sentido com a instrução que o velocímetro e o altímetro do avião informam. Na maioria das vezes, é mais fácil tentar (friso o "tentar") pousar utilizando os próprios sensores, já que informam a velocidade e a altura necessária para pousar. Não que funcione... é apenas uma tentativa.
Definitivamente, a maior frustração da minha infância
Dogfighting
Em termos gráficos o jogo é simples, não apresenta muita variação nas paisagens. O que foi de fato explorado são os elementos do painel do avião: o radar funciona muito bem. É possível saber através dele a localização dos inimigos e tentar esquivar de mísseis. E também nos mostra como tentar pousar o avião e como tentar recarregar o combustível. Faz parte da mística da aviação em combate o reabastecimento em pleno voo e o jogo não deixa isso de fora. Mas volta ao problema da Aterrissagem, com um pouco mais de facilidade. Ainda assim não é uma tarefa fácil, já que se controla o "bico" do avião em direção à mangueira de reabastecimento.

Reabastecimento
Em termos de jogo, as missões são praticamente todas iguais: voe, derrube aviões inimigos. Enfrente um grande avião inimigo, às vezes reabasteça, tente pousar. Não tem muita variação disso. Exceto pela última fase, que não é baseada no filme. Nela, deve-se ao final dos confrontos tentar destruir um ônibus espacial que está prestes a decolar. É uma missão completamente sem sentido, ainda mais em tempos de Guerra Fria em que o único que dominava - e ainda domina - a tecnologia do Spacebus é o Tio Sam. De qualquer forma, é um jogo bastante divertido e difícil como o hell. Por curiosidade, embora eu não saiba da chegada deste ao Brasil, a Konami reconfigurou o jogo, criando Top Gun: Second Mission, melhorando a jogabilidade e criando mais opções. O jogo original foi lançado em versões alternativas no Brasil, como pela CCE, Chips do Brasil e pela Falcon Soft, de quem recebeu o nome de Asas de Fogo.
Ônibus espacial? Black Hawk?

Tela de Abertura
Se Top Gun é um jogo em 1ª Pessoa - já que se está pilotando o avião, Sky Destroyer é um jogo que tentou se em 3D. E falhou miseravelmente. Este jogo é na verdade um port de um jogo de arcade muito parecido com Afterburn da Sega. Mas por alguma razão, Sky Destroyer não se tornou um clássico - digamos que essa razão é sua dificuldade gigantesca. Também não tem variação de cenários,diferente de Afterburn. A única variação que existe é a do dia para a noite. 

Este jogo consiste apenas em sobreviver. Não faz diferença acertar ou não os inimigos, que não os aviões vermelhos que aparecem ao fim de cada etapa (dia, tarde, noite, madrugada). Se não acertar todos os aviões vermelhos, além de tudo ficamos sem munição. O único diferencial do jogo é a batalha com navios e submarinos: o botão B lança uma espécie de torpedo que serve para acertar alvos marinhos (e umas coisas estranhas que aparecem em ilhas). Caso erre, com certeza eles o derrubarão. 
Visão normal do jogo

O jogo não possui música, apenas no início de cada "vida", para anunciar ao jogador que começou o jogo. Os únicos sons são os de tiros e motores. Na verdade, o zunido que os aviões fazem ao dar um rasante sobre o jogador é bem interessante. De fato, o que mais confunde neste jogo é o manche invertido. Ao se jogar um game com este tipo de visão (como Star Fox), se imagina que ao abaixar o manche, o avião sobe e ao incliná-lo para frente, o avião desce. Pois em Sky Destroyer, para baixo desce e para cima sobe! Embora isso seja instintivo, em jogos sobre aviação é contraditório! Este jogo foi lançado apenas no Japão e Europa - e no Brasil graças à pirataria. A versão da Chips do Brasil recebeu o nome de Hydron.

Tiger Heli é um shooter mais tradicional e também um port direto de arcade. O uso de texturas gráficas na época foi considerado como um dos primeiros passos rumo ao 3D. Só que não.
Tela inicial

Neste jogo, se controla um helicóptero que está em território inimigo e que deve simplesmente atirar em tudo o que está na tela. Não apenas veículos de guerra inimigos: trens, casas, carros... tudo. E é justamente este espírito destruidor o que torna o jogo tão interessante. Juntamente com sua música - muito boa, por sinal, mas infelizmente repetitiva - e seus cenários bastante variados fazem dele um clássico eterno. O real problema de Tiger heli está na falta de um final: ao se completar o jogo, ele simplesmente se reinicia, ainda mais difícil. As figuras a seguir foram retiradas da primeira fase do jogo, o que demonstra minha preguiça em avançar no jogo e seu nível de dificuldade - que não é impossível, apenas difícil. A primeira aparição deste jogo em terra brasilis foi, também pela CCE, mas com o nome levemente modificado: de Tiger Heli para apenas Tiger.


Início da batalha

Ainda na primeira fase... e sem vidas extras

Nenhum comentário:

Postar um comentário