quarta-feira, 12 de março de 2014

Tirando o amarelo dos consoles: Retr0bright


Quem tem um console ou computador antigo e tirou ele do armário agora para jogar aqueles clássicos pode ter se espantado com o estado deles, amarelados parecendo velhos e ainda mais antigos do que realmente são. Essa realidade não é diferente para aqueles que têm Commodores, MACs ou PCs antigos. Isso se dá devido a um produto utilizado no plástico chamado ABS, com a função de evitar que o console ou computador se incendiasse após um longo período de uso.

A possibilidade de reverter este processo de amarelamento do plastico só foi descoberta em 2008 pelo Museu CBM em Wuppertal, na Alemanha, eles descobriram que imergindo as peças em uma solução de peróxido de hidrogênio (conhecido por nós mortais com água oxigenada) por alguns dias poderia reverter parcialmente o processo, o que levou diversos químicos e engenheiros de plásticos a aperfeiçoar este método.
Em julho de 2008 após Dave Stevenson "Merlin" descobriu que misturar peróxído de hidrogênio com uma pequena quantidade do produto para lavar roupas chamado Oxy Booster (conhecido como Vanish aqui no Brasil) e utilizando uma lâmpa UV, poderia se fazer o trabalho de dias em algumas horas. Ao trabalhar com objetos maiores, como refrigeradores antigos e peças maiores (computadores/monitores), a mistura estava saindo por um preço alto, pois era líquida, o que fazia com que evaporasse e secasse facilmente. Trabalhou-se então em criar um gel que pudesse ser espalhado pela peça, para que  não evaporasse ou secasse facilmente sobre a peça e o custo seria reduzido a 90% já que em gel a quantidade necessária seria muito menor. 

A receita original de Merlin você pode obter aqui: http://retr0bright.wikispaces.com/. Porém, a receita que usei é levemente diferente:

Um dos maiores problemas pra fazer o Retr0bright aqui no Brasil é encontrar a goma xantana descrita no site oficial do projeto. Em algum forum online, um usuário comentou a possibilidade de utilizar goma de tapioca no lugar da goma xantana, já que o objetivo é apenas engrossar a mistura: ao utilizá-la, o Retr0bright ficou com a consistência de um gel de cabelo e não escorria. Pra usar a goma de tapioca, basta aquecer a água e misturar algumas colheres de goma com água fria num copo até dissolver bem. Quando estiver dissolvido é só ir despejando a mistura na água quente, até ficar com a consistência desejada. O restante da fórmula:

- 1 pote (100mL) de água oxigenada a 40 volumes, a cremosa é melhor de ser utilizada.
- 50mL de glicerina
- um sachê de vanish (50mL) ou 1 colher de chá, se for em pó.

Passo a passo:

Inicialmente, desmonte o console. Eu não sei se esta fórmula causa dano aos circuitos enquanto estão desligados mas, com certeza, se o console for ligado e houver algum remanescente da fórmula dentro do console, será o fim deste console. (Vou utilizar as imagens de http://scanlines16.com/it/blog-3/retro-gaming/gb/jai-teste-le-retr0bright/, pois ficaram melhores do que as minhas fotos. No fim da postagem mostro os resultados que eu obtive.)
Famicom Hong Kong desmontado

Coloque as peças em uma vasilha de vidro ou alumínio. Em último caso, pode até mesmo colocar dentro de um saco plástico. Aplique a fórmula sobre as peças que quer remover o "amarelão" e, imediatamente, leve-a ao Sol, que fará a sua parte. Pessoas mais velhas diriam que as peças estão "quarando".
Produtos italianos da fórmula e o Famicom ao Sol

Passadas umas 3h, retire as peças do sol, lave-as e aplique a fórmula novamente. Repita o processo até que o resultado obtido seja satisfatório.
Comparativo entre a versão pré e pós-Retr0bright

No meu caso, testei apenas em controles do NES, já que ainda não tenho um NES Playtronic, apenas Dynavisions e Turbo Game. O resultado, editado, está na foto a seguir.

Ok... e por que isso ocorre?
O segredo está no peróxido de hidrogênio, que faz a grande parte da ação. Tanto é que esse produto é utilizado até mesmo para clarear os dentes! O vanish serve para aumentar a concentração de oxigênio enquanto a glicerina tem o papel de evitar que o plástico resseque. Yeah, Science!


Nenhum comentário:

Postar um comentário