domingo, 3 de março de 2013

Videogames Computadores - parte 1

Quando comecei este blog, fiz um post sobre os diversos modelos de Dynavision, incluindo o Magic Computer 95 e o PC Game, que são um híbrido entre computadores e famicom. Aqui vou explicar a origem dos famiclones PC, que surgiu de uma ideia da própria Nintendo, embora a Big N tenha reaproveitado a ideia de outras empresas.

Quando escrevi sobre a saga do NES, citei que um dos motivos do Crash dos Videogames foi a chegada dos computadores domésticos, como MSX, que embora mais caros do que os videogames, dava a possibilidade de escrever planilhas e textos, além de realizar cálculos. Diversas empresas, em uma tentativa de reverter este quadro, lançaram kits que transformavam o seu console em um computador, geralmente com a linguagem BASIC. O primeiro destes foi o Atari BASIC PROGAMMING.

Para utilizar a programação em Basic, neste caso, era necessário, além de um cartucho especial, um conjunto de controllers que permitiam o uso das funções de um teclado alfanumérico. Esta primeira tentativa da Atari não foi muito funcional.

Kit "software" do Atari Basic Programming
Kir de controllers para Atari Basic Programming


Atari Graduate
Posteriormente, a Atari lançou o Atari First Computer, também chamado de Atari Graduate, que consistia em um teclado, mais próximo dos nossos padrões de hoje em dia, que deveria ser ligado na entrada do cartucho e poderia ser adaptado sobre o próprio Atari 2600. Esta versão também funcionava com a linguagem BASIC, e permitia o uso de outros acessórios, como um gravador de fitas K7 (magnéticas) para gravar os arquivos, além de poder conectar uma impressora. Obviamente, todos eram produtos licenciados da Atari.

Parecia uma ideia interessante e até promissora. A Atari anunciava que seu sistema era tão funcional que escritórios poderiam utilizar o Atari Graduate como seu sistema padrão. O único problema foi que o lançamento do Graduate foi tardio: em 1983, quando foi lançado, já haviam computadores domésticos melhores do que o Atari e mais baratos do que o kit para torná-lo um computador.

Escritório utilizando Atari Graduate

Apesar da defazagem técnica e preço elevado do Atari Graduate, foi uma tecnologia elegante que gerou um clone: o CompuMate da Spectravision. O CompuMate foi um clone lançado por uma empresa que lançava jogos para o MSX e já possuía algum know-how na produção de computadores domésticos. Inclusive, o CompuMate foi clonado no Brasil pela Dactar.

CompuMate Spectravideo

Dactar-Comp em Anúncio da época

Dactar-Comp operando em um Dynavision I

A Dynacom, obviamente, não ficou atrás e também lançou a sua versão do Kit para transformar o Atari em um computador. No entanto, o sistema escolhido pela Dynacom foi o Atari BASIC PROGRAMMING.

Keyboard Controllers Dynacom
Cartucho Basic Dynacom
E neste cenário, a Nintendo Japonesa também lançou um kit para transformar o Famicom em um computador... (Continua na parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário