domingo, 13 de janeiro de 2013

Legalizando os Famiclones

Na E3 de 2010, a empresa americana Hyperkin lançou um console chamado Retron 3.Este console nada mais era do que uma máquina capaz de aceitar cartuchos do NES, do Mega Drive (chamado nos EUA de Genesis) e ainda cartuchos do SNES. O Retron 3 foi mostrado funcionando com o cartucho dourado do Zelda. Na E3, em que Sega e Nintendo possuíam estandes, outra empresa teve a coragem de mostrar o "novo" console que usava a tecnologia desenvolvida por outras empresas... como isso é possível?

A lei de patentes de tecnologia tem o prazo de 20 anos. Passando este período, a tecnologia deixa de ser exclusiva da empresa que desenvolveu e registrou e se torna domínio público. Isso vale para qualquer coisa: se você compra remédios genéricos, é um bom exemplo de patentes derrubadas após os seus 20 anos de exclusividade.

Assim, o NES, o Mega Drive e o Super Nintendo estão com suas patentes derrubadas e qualquer empresa com interesse em produzir estes consoles ou qualquer outro console cuja patente já caiu. Um exemplo disso é a empresa francesa Lekki que produz Super Nintendos (do modelo europeu, que é igual ao Super Famicom), Mega Drives portáteis e Game Boys Color. Possivelmente a empresa pague à Nintendo e à Sega pelo uso da Marca, mas não da tecnologia. Outro exemplo é a Tectoy que ainda produz Mega Drive e Master System no Brasil - ok, eles não são consoles, são emuladores...

Desde a queda da patente do NES, várias empresas americanas têm produzido suas versões do console e são todas vendidas legalmente nos Estados Unidos, embora se encontre por aqui nos Mercados Livres da vida. O primeiro desta leva é o Generation NEX, que já falei dele aqui. Com o tempo vamos explorar estes novos consoles que não são clones, são Retrowares originais.

P.S.

Para fins de curiosidade, cito aqui a data de início de comercialização dos consoles que julgo que seriam interessantes que voltassem a produzir. A data de liberação da patente está informada com base na data de lançamento.

Atari 2600: Lançado em 1977. Patente liberada em 1997
Family Computer (Famicom)/Nintendo Entertainment System (NES): Lançado em 1983. Patente liberada em 2003.
Sega Mark III/Master System: Lançado em 1986. Patente liberada em 2006.
Atari 7800: Lançado em 1996. Patente liberada em 2006.
Sega Mega Drive/Sega Genesis: Lançado em 1988. Patente liberada em 2008.
Super Nintendo Entertainment System/SNES: Lançado em 1990. Patente liberada em 2010.
Sony Playstation: Lançado em 1994. A patente da tecnologia será liberada em 2014. A bios, por se tratar de trabalho intelectual, pode ser considerada na lei de direitos autorais e não como parte da patente. Isso os tribunais vão julgar. (Não que já não existam outras versões da bios do PSX circulando pela net...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário