sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Generation NEX

O console
Generation NEX é um clone do hardware do Nintendo Entertainment System (NES), lançado em 2005. Ele foi desenvolvido por uma empresa chamada Messiah Entertainment Inc., com o nome sendo uma junção de Geração X e Nintendo Entertainment System. A máquina é projetada para jogar a maioria dos jogos lançados para o Famicom e seu equivalente americano e europeu, o NES, de forma que o console tem tanto o a entrada de jogos de Famicom, o padrão japonês de 60 pinos (na parte superior) e entrada de jogos do NES americano/europeu NES de 72 pinos (na parte frontal) usados ​​pela Nintendo.

Na caixa
A Messiah Entertainment Inc. divulgou uma lista oficial de que o sistema é compatível com 97,25% dos jogos de NES lançado em os EUA. Vinte e um jogos de NES são listados como não compatíveis, incluindo Castlevania III. Alguns sites defendem que o NEX "kick-asses" ou que é "awesome", dizendo que o som e as cores do NEX são fiéis ao NES, enquanto outros afirmam que as reproduções em cores e som são imprecisos e alguns jogos têm falhas adicionais quando jogado no NEX. Acreditava-se que esta diferença se dava devido ao console usar o hardware NES-on-a-chip design de hardware, mas o fabricante afirmava, porém, que um custom-design IC, diferente do que o NES-on-a-chip está sendo utilizado, alegadamente, "construída sobre o algoritmo do NES."


Entradas do cartuchos
O Generation NEX também tem suporte embutido para o Wireless Controller Messiah banda de 2,4 GHz e um Wireless Arcade Stick. O sistema utiliza a tecnologia integrada sem fio para jogar com os controles Messiah wireless sem a necessidade de hardware adicional conectado a qualquer entrada do controle. Como alternativa, os controles originais do NES e acessórios podem ser usados ​​com o Generation NEX  usando as duas entradas na parte da frente do console (incluindo a NES Zapper, o adaptador de quatro jogadores 4-Score, o NES Advantage, R.O.B, Powerglove e outros acessórios).

Controles Wireless com mesmo formato dos com fio
Os controles por si só merecem um comentário. São algo intermediário entre o controle do NES e o controle do SNES, com devidas modificações. A primeira delas é o formato "dogbone", com o "M" de Messiah no centro, embora o que mais chame atenção é a troca do local dos botões Start e Select, agora posicionados sobre os botões A e B. No local onde ficavam os botões Start e Select há os botões Slow e turbo. Também possui os botões sobre o controle, como os L e R do SNES, mas aqui eles são os botões A e B, caso algum jogador queira utilizar os seus polegares... (o que duvido muito).

O manual do console também é bem legal: possui o formato de um cartucho de NES, que além de trazer as informações básicas do console, ainda possui uma lista de TODOS os jogos lançados para NES e Famicom e sua classificação quanto à raridade. Isso sim muito útil!
Manual
Manual aberto

Outra curiosidade é de que o Famicom Disk System funciona perfeitamente no NEX, assim como o Game Genie.

Com o Famicom Disk System
Usuários do Nes Dev Forums afirmam ter demonstrado que o sistema NEX encaixa incorretamente os cartuchos, de forma que pode danificar os cartuchos de NES jogados no sistema, bem como o próprio sistema. Realmente houve relatos de cartuchos danificado pelo Generation NEX.

Depois de algum tempo de existência, a Messiah transformou seu console em um tocador de mídias com a mesma carcaça, similar ao Cybergame da Dynacom, o que logo a levou à falência... triste fim da primeira réplica legítima do NES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário