domingo, 6 de janeiro de 2013

DVD de Roms para o PS2

Esta não é, tecnicamente, uma Gambiware (tecnologia das gambiarras) mas me pareceu ser uma ideia bem interessante. De uns tempos para cá tem sido bem difícil encontrar cartuchos bons, originais ou paralelos, de NES/Famicom a preços justos. Às vezes até encontramos algo nos Mercados Livres da vida, mas o preço do frete desestimula. Às vezes não temos controles funcionando ou não compatíveis. Isso sem contar os mercados de pulgas que têm desaparecido ou deixado de ofertar os games, consoles e controles que procuro.

Já falei aqui sobre o que vinha usando, o Powerpak, que é um emulador para o próprio NES. Recentemente comecei a utilizar uma outra "tecnologia" que me pareceu mais simples, além de reduzir a quantidade de consoles instalados e fios espalhados pelo meu quarto: um DVD de emulador para PS2 - considerando que a maioria das pessoas que conheço tem um PS2. Vamos aos passos.

Você vai precisar de:
* ImgBurn 2.4.0.0 ou mais recente (Freeware - http://www.imgburn.com)
* Pacote FCEU_DVD.ZIP, disponível AQUI
* As ROMs de NES que quiser!
* Um PC com gravador de DVD
* Mídia DVD-R virgem de boa qualidade


Montando:
* Descompacte o arquivo FCEU_DVD.ZIP em um local qualquer. Por exemplo, C:\

* Execute o programa DummyGen.exe para gerar um arquivo "dummy" de mais ou menos 1GB. Isso tornará a leitura do DVD mais fácil no seu PS2. Simplesmente informe o valor 1024 (1024MB = 1GB) e clique no botão "Gerar Arquivo". Escolha a pasta de destino como sendo a mesma pasta onde estão os arquivos que você descompactou.

* Aguarde alguns segundos até que o arquivo 0.0 seja criado. Repare que a pasta C:\FCEU_DVD agora possui um arquivo chamado 0.0 (zero ponto zero) com um tamanho de 1GB:

* Crie uma pasta chamada ROMS, dentro da pasta C:\FCEU_DVD e copie as ROMs de NES para dentro dela:

* Pronto! O conteúdo do DVD já está pronto! Agora vamos para a parte da gravação!
Baixe e instale o ImgBurn 2.4.0.0. Em seguida, execute-o. Selecione a opção "Write files/folders to disc". O programa ficará com o seguinte aspecto:

* Arraste todos os arquivos na pasta C:\FCEU_DVD para a região branca do ImgBurn. Atente para as seguintes regras: 1) Se você possuir um arquivo Dummy (0.0), ele deverá ser o primeiro a ser "arrastado". 2) Se você não possuir um arquivo Dummy, arraste o diretório ROMS primeiro. 3) Finalmente, arraste o restante dos arquivos (repare que não é necessário arrastar o arquivo DummyGen.exe):


* Coloque uma mídia DVD-R virgem na gravadora. Clique na paleta "Device" e selecione a velocidade de gravação desejada (velocidades mais baixas recomendadas):


* Clique na paleta "Options". Em "File System" selecione ISO9660 + UDF e deixe as opções marcadas conforme figura abaixo:

* Selecione a paleta "Labels". Digite um nome qualquer para o seu DVD. No meu caso, ele se chama FILMES. Repita o nome nos campos ISO9660 e UDF. Não se esqueça de colocar 'PLAYSTATION' no campo System:


* Selecione a paleta "Advanced" e em seguida, a sub-paleta "Restrictions". Deixe as configurações conforme a figura abaixo:


* Tudo pronto! Você está pronto para gravar o seu DVD. Clique no botão indicado na figura abaixo para iniciar o processo de gravação:

* Irá aparecer uma tela com o resumo das configurações que você selecionou. Clique OK para confirmar a gravação do DVD:

* Pronto! Você acabou de criar o seu DVD com o FCEUltra for PS2 e várias ROMS! Espero que esse tutorial tenha sido útil! Have fun!




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não com esse emulador. Esse é exclusivo para NES. Mas existem emuladores específicos e alguns que são multissistema. Só não sei indicar nenhum. Abraço

      Excluir