sábado, 15 de dezembro de 2012

Gun.Smoke

Voltando a série sobre os reviews do catálogo do Turbo Game, regressamos com Gun Smoke. Embora esta página do catálogo também possua Hogan's Alley (que já teve seu review, junto com Duck Hunt e Wild Gunman) e Rock Man 2 (que terá seu review dentro uma série de Reviews sobre o Capcom's Blue Bomber), este review será focado apenas em Gun Smoke. 

Gun.smoke (grafia levemente diferente da grafia usada pela CCE que foi Gun Smoke) foi lançado em 1988 pela Capcom e, como muitos games desta época, é um port de um game de arcade. Este game apresenta muitas similaridades com Comando, o game anterior da Capcom, e apresenta diversas inovações.

Este é outro jogo que não possuo o cartucho da CCE: tenho uma versão deste no cartucho de 64 jogos da Dynacom. Por sinal, esta versão do jogo possui um problema: os inimigos só são visíveis de perto, dando a impressão de que aparecem do nada.

Não posso dizer que a história do jogo é uma destas grandes inovações, pois a história do game é bem simples. Uma vila chamada Hicksville está sendo atacada com por um grupo de bandoleiros chamado Wingates. Então, vindo do pôr do sol, um pistoleiro solitário se compromete a acabar com essa situação. Então o jogo segue um estilo Run'n Gun bem parecido com Comando. Bem parecido com Comando não é a melhor forma de descrever.
História do Game

Na verdade o jogo apresenta diversas diferenças em termos de jogabilidade. A primeira destas é que o Pistoleiro Solitário caminha sozinho, diferente dos jogos como Comando, Ikari Warriors e Guevara, o que significa que desviar de obstáculos também se torna um fator importante no jogo. A segunda grande diferença se dá nos botões de tiro do game: o botão B atira para esquerda enquanto o botão A atira para direita, caso os botões sejam usados juntos o Pistoleiro Solitário atira para frente.

Outras diferenças se incluem na parte conceitual do game. Como se passa no Velho Oeste, é compreensível que se encontre upgrades relevantes com a época na qual o jogo se passa. O que significa nada de tanques de guerra, mas cavalos! O pistoleiro solitário pode cavalgar durante sua missão, podendo utilizar então os "pontos de vida" de sua montaria.

Primeiro Chefe
No início de cada fase é anunciado o local onde a fase se passa e qual é o nome do fora da lei a ser morto e se receber a recompensa. A ordem das fases, chefes e recompensas é a seguinte:

Round 1 - Hicksville - Wanted: Bandit Bill - Recompensa: $10,000
Round 2 - The Boulders - Wanted: Cutter Boomerang - Recompensa: $12,000
Round 3 - Comanche Village - Wanted: Devil Hawk - Recompensa: $25,000
Round 4 - Death Mountain - Wanted: Ninja - Recompensa: $20,000
Round 5 - Cheyenne River - Wanted: Fatman Joe - Recompensa: $20,000
Round 6 - Fort Wingate - Wanted: Wingate - Recompensa: $30,000

Primeiro Boss fight
Conforme se vai avançando nas fases se consegue dinheiro, que ao longo das fases deve ser usado para se comprar upgrades, como a montaria, armas diferentes, munição ou o cartaz de Wanted. Esse é o primeiro grande problema do jogo: as fases são cíclicas e até que o jogador compre o cartaz de Wanted for comprado, o chefe não aparece. Uma vez que o chefe aparece, precisa ser atingido 4 vezes. Depois que o chefe é vencido, o cartaz de procurado é alvejado e um novo cartaz de procurado é apresentado.

Após a Segunda Fase
Diferente da versão de Arcade que possui 10 fases, a versão NES e Famicom Disk possui 6 fases. No entanto, como nesta época a Capcom era extremamente cruel com seus jogadores, o jogo só apresenta um final após ser vencido 3 vezes. E este é um jogo difícil! Não difícil como Ghost'n Goblins (que precisa ser vencido duas vezes), mas ainda assim é um jogo difícil. Como não consegui vencê-lo três vezes, tive que ver o final do game pelo youtube. O som do game é muito bom, faz uma boa ambientação para jogo. De modo geral, Gun.Smoke é um bom jogo e deixou um legado importantes para as gerações futuras. Os reviews das gerações futuras não serão feitos por este blog, cujo objetivo é apenas o Nintendo 8 bits, no entanto, os links estão indicados no nome do Game.

Índios!
O primeiro dos jogos inspirados por Guns.Smoke foi o próprio port chamado Desperado, para MSX, DOS e ZX Spectrum. Posteriormente este port recebeu uma sequência chamada Desperado 2, que combinava um game estilo Contra com um game do tipo que se controla apenas a mira. Em 1993 a Konami utilizou esta ideia para criar o clássico atemporal Sunset Riders. Posterior ao game da Konami o estilo ficou um pouco esquecido. A Capcom começou a desenvolver um novo game que seria o sucessor de Gun.Smoke, mas o projeto foi abandonado e vendido para a Rockstar Games que o utilizou para criar Red Dead Revolver, que deu origem ao Red Dead Redemption, considerados pela crítica como os sucessores espirituais de Gun.Smoke.

Ninjas!!
Final de Gun.Smoke

Nenhum comentário:

Postar um comentário