segunda-feira, 9 de julho de 2012

Zapper!

Antes de iniciar o post que faz a comparação entre as Light guns dos Famiclones, gostaria de, em princípio, explicar como funcionam as pistolas, tomando como base o jogo Duck Hunt.

Quando o gatilho é puxado, a tela do game é totalmente apagada durante 1 frame (ou seja, 1/30 de segundo) e no frame seguinte desenha um quadrado branco sobre o alvo que supostamente seria atingido. Um sensor na Zapper detecta essa rápida mudança de cor e manda o sinal para o console para reconhecer o acerto ou erro, ou seja, se o “tiro” atingiu uma área branca ou não, ou seja, se a Zapper está apontada para o quadrado.
Antes do Tiro
Na hora do Tiro
Dizem que existem formas de trapacear o jogo, como aumentar o brilho da TV ou simplesmente atirando em uma lâmpada, ou atirar pela a janela. Outra forma de trapacear era usar uma lupa na frente da pistola, fazendo o “quadradinho” de acerto ficar bem maior e tornando o erro praticamente impossível. Nenhum destes funcionou nos meus testes.
Cachorro rindo de mim ao ver que aumentei o brilho da TV

Também diziam que a Zapper não funcionaria em uma televisão com tela plana ou em uma com tela de LCD ou LED. Em uma televisão com tela plana o funcionamento da Zapper foi normal. Como não tenho uma LCD ou LED, a outra informação não posso fornecer.

Atualização em 15/01/13: Devido a uma queda de energia que queimou minha TV de tubo (que era velha de guerra), acabei comprando uma nova, dessas de LED. Ela distorce totalmente a imagem dos jogos do NES, devido ao tamanho da tela que não é compatível com o que o NES era capaz. Salvo isso, o teste da Zapper não funcionou. Parece que a frequência da TV é diferente com a frequência da pistola e do NES. (Um tiro tornou a tela um imenso quadrado branco).

Um comentário:

  1. gostaria de saber se a alguma diferença entre as turbo flash gun do dynavision 3 , do extreme e do radical , qualquer uma delas serve?

    ResponderExcluir